Aula da Saudade

Oii gente. Resolvi explicar pra vocês o que é e como se realiza cada cerimônia de uma formatura de universidade. Aqui no meu estado, é comum os formandos ter: Aula da Saudade, Colação de Grau e o Baile de Formatura. E hoje eu vou contar pra vocês o que é a Aula da Saudade.
Para a realização da Aula da Saudade, a turma escolhe um professor que tem mais afinidade para conduzir a festinha, outros professores podem ser convidados ou para falarem ou somente para participar da festa. 
A aula da saudade, nada mais é que uma reunião ou um encontro de despedida entre os professores e os alunos. Para essa confraternização, os professores relembram alguns momentos da turma, as dificuldades que passaram, os momentos de união, os momentos bons, os momentos de dificuldades  (pq nenhuma turma é só alegria durante o curso todo, né?). Pode-se exibir um vídeo ou slide com várias fotos de momentos da turma (apresentação de trabalhos, passeios, aulas extras, churrasco da turma, festa da faculdade...) e cada um pode dizer o que teve de bom e de ruim durante o curso e as coisas que ele vai carregar pro resto da vida, que aprendeu com a convivência dos colegas de sala de aula. Os alunos podem homenagear um professor e a comissão de formatura junto com os professores podem homenagear alguns alunos que foram destaque durante todo o curso. Mensagens de saudades também estão presentes nessa confraternização! Podem ser realizadas brincadeiras, dinâmicas e várias outras coisas super criativas na festa!
A Aula da Saudade pode ser realizada na própria faculdade, em um clube com piscina, na casa de algum aluno ou professor, no clube do prédio de algum aluno. Não precisa necessáriamente alugar um local para o evento, e sempre rola uns lanchinhos ou um churrasco. A Aula da Saudade não é um evento totalmente formal, é uma reunião com os amigos e professores para uma despedida de sala de aula e não exige trajes e nem nada glamuroso. Alguns faculdades dividem a Aula da Saudade em 2 partes: Na primeira é o momento de despedida que eu descrevi ai em cima e a segunda parte, realiza-se uma festa à fantasia para os alunos que geralmente é feita em um cerimonial de festa infantil ou somente realizam a aula da saudade com uma festa à fantasia em um cerimonial infantil! Ai vai da criatividade e do bolso de cada turma! =)

Abaixo algumas fotos de aulas da saudade que encontrei pesquisando no google:

Aula da saudade junto com os professores:

(http://afaculdade.fatebtb.edu.br/comunicacao/noticias/index.php?notID=695 // http://www.unoeste.br/site/destaques/Noticias.aspx?id=2474 // http://www.100eventos.com.br/eventos_realizados.php?page=4)

(http://taisalvesuba.blogspot.com.br/2010/11/aula-da-saudade-jornalismo-2010.html // http://www.100eventos.com.br/eventos_realizados.php?page=4)


Aula da Saudade - Festa à Fantasia:

(http://luannamatieli.blogspot.com.br/2010/12/aula-da-saudade.html // http://lucasfamapop.blogspot.com.br/2009/02/1-jornalista-luzilandense-e-formada-com.html // http://lucasfamapop.blogspot.com.br/2009/02/1-jornalista-luzilandense-e-formada-com.html)


(http://souformando.blogspot.com.br/p/conheca-passo-passo-da-sua-formatura.html // http://www.vibeflog.com/laisscosta/p/13070047)

Vendo essas fotos eu fico com a maior vontade do mundo de que chegue logo  o dia da minha formatura, mais vai demoraaaar....
Quem aqui já participou de aula da saudade? Comente dizendo como foi! 

XOXO Gleid Gasparini

1 comentários:

Lol suzart disse...

pooxa que legal, nunca tinha visto um blog dedicando aa formatura :D na minha cidade n tem formatura de terceiro ano :((
vou ter que esperar a facul..
www.devaneiosdeumagarota.com

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Saiba que cada comentário aqui é muito importante! Volte sempre. XOXO


up