Como iniciar a organização da formatura

A turma decidiu que vai fazer a formatura? Ok! E agora, o que o líder da turma faz? Vou compartilhar com vocês o que eu fiz!

Foto: http://weheartit.com/entry/25155313


Passo 1 - Procurando orientações:
Mandei um e-mail para a coordenadora do curso, perguntando quais procedimentos a turma deveria tomar para que a formatura fosse realizada. Ela me respondeu com as normas da faculdade, dizendo o que podíamos e o que não podíamos fazer (estudo em uma faculdade particular, não sei se todas tem regras para à formatura, assim como escolas, técnicos...) e ela me informou que era de fundamental importância criar uma comissão de formatura, que fosse eleita pela turma, através de voto, para que a comissão representasse à turma diante à coordenação e direção da escola e para que a mesma fosse responsável pela organização do evento. A coordenadora me pediu que conversasse com um professor e pedisse que o mesmo cedesse 20 minutos de aula, para que eu pudesse falar com a turma e para que a eleição da comissão pudesse ser realizada. Somente após tirar todas as dúvidas que eu tinha com a coordenadora, eu conversei com uma professora e ela me cedeu um tempo na aula dela para a conversa com a turma.

Foto: http://weheartit.com/entry/22820445


Passo 2 - A escolha da comissão de formatura:
Quando eu conversei com a professora e pedi que a mesma me desse um tempinho na aula dela, eu também pedi que a mesma me ajudasse a explicar para a turma as responsabilidades que os membros da comissão de formatura devem ter. Infelizmente tem muita gente que acha que é moleza, que é coisa fácil, que é só organizar uma festa e pronto. Mais não é bem assim não! Organizar uma formatura dá trabalho, e muito!Mais não é um bicho de 7 cabeças! Com paciência, a comissão consegue lidar com tudo!
De acordo com o Guia Formandos, a comissão basicamente trata dos seguintes assuntos:
"Um grupo de alunos que ficará responsável pela centralização de informações, organização e execução de todos os assuntos inerentes à festa de formatura, entre eles: a escolha dos alunos que serão oradores e juramentistas; a indicação do paraninfo; a definição dos professores homenageados; indicação de um patrono; definição de qual a melhor forma de reunir, cobrar, guardar e investir o valor necessário para a realização dos eventos, análise das propostas de empresas responsáveis pelo cerimonial e outros prestadores de serviços."
Depois de muito alvoroço (coisa que eu acredito que deve rolar em todas as turmas quando o assunto é festa!) a comissão da minha turma foi criada. Somos em 5 alunas e agora vamos ter que nomear cada uma para os seguintes cargos, dentro da comissão: 
PRESIDENTE : Orienta e centraliza o trabalho, geralmente é a pessoa que tem mais contato com as empresas.                                                                  
VICE-PRESIDENTE: Mesma função do presidente, desenvolve trabalho em conjunto e atua na ausência dele.
TESOUREIRO: Cuida da arrecadação.
RELAÇÕES PÚBLICAS: Agenda os encontros, faz o contato e solicita a documentação das empresas.      
SECRETÁRIO: Elabora as atas das reuniões e registra as decisões
 Essas dicas, também são do site Guia Formando

É de extrema importância que a comissão tenha um caderno/fichário/pasta para anotar cada detalhe de reuniões entre a comissão, com as empresas de cerimonial, buffet ou empresas do ramo de formatura) para depois poder prestar conta de tudo para a turma e para a faculdade. SEMPRE vai ter alguém querendo ver gastos, orçamento, um detalhe no buffet, da beca, no banheiro do cerimonial... Então é de extrema importância que o(a) secretário(a) anote tudo. Quando estamos lidando com o dinheiro dos outros, todo o mundo fica cheio de dúvidas sobre onde está sendo investido esse dinheiro e para qual finalidade. E nada pior do que fofocas e acusações sobre mal entendidos na aplicações da verba, correto? 

Depois desses dois passos iniciais, é começar as reuniões com a comissão para decidir as coisas e sempre ouvir a opinião dos outros alunos, que é muito importante!

Foto: http://littlereasonstosmile.tumblr.com/post/17774891567

E para "a nossa alegria", hoje é sexta-feira! Beijos e bom final de semana formandos! Gleid Gasparini

1 comentários:

Lua princess disse...

Achei interessante a proposta do seu blog, bem diferente mas perfeito.

Aproveita, e participa do sorteio no meu blog até o dia 02 de Abril.

Beijos

@Luzinhaprincess

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Saiba que cada comentário aqui é muito importante! Volte sempre. XOXO


up